sexta-feira, 24 de julho de 2009

Equivau, Centro Hípico da Quinta do Vau (Barqueiros), organizou um belíssimo espectáculo equestre no passado sábado no Campo da Feira, no âmbito da Festa da Juventude.
Sofia Carvalho imaginou o espectáculo e para a sua concretização convidou a Equivau, o Centro Equestre Vale do Sousa (Freamunde), o grupo de dança “Goiâna Prod, e de alguns actores barcelenses. A Casa da Juventude apoiou a concretização do espectáculo e inseriu-o na Festa da Juventude. Muitas pessoas compareceram no Campo da feira para assistir a um espectáculo diferente. Num palco natural, onde foi preciso colocar uma grande quantidade de areia, ladeada por muita luz natural, houve o contar de uma história. “O espectáculo fala da vida de um ilustre barcelense, João Nepomuceno, que há duzentos anos foi barbaramente assassinado em Arcos de Valdevez, depois de ter salvo a Cidade do saque dos franceses”, disse Sofia Carvalho para a Voz do Minho. “Ele próprio vai estar entre nós para narrar a sua própria vida, que foi cheia de belas peripécias, mesmo no campo amoroso”. João Nepomuceno, na pele do actor Armindo Sequeira, sentou-se numa velha secretária e ao longo do espectáculo foi contando a sua vida académica, amorosa e como corregedor da comarca de Barcelos. “Após a sua morte, junta-se a nós a sua amabilíssima esposa que nos contará o que se passou a seguir ao trágico dia do assassinato do seu marido”.
Depois de apresentado o espectáculo, entrou em palco uma bailarina da Póvoa, vestida de negro a anunciar a tragédia que se ia reviver. Seguiu-se dois números onde os cavalos de Freamunde deram espectáculo com os seus respectivos cavaleiros. Seguiu-se a narração intercalada com algumas músicas. Os cavaleiros da Equivau surgiram em palco para reforçar a chegada dos franceses e outros momentos relacionados com o ilustre barcelense, escolhido para tema do espectáculo.
Sofia de Carvalho, juntamente com a Equivau, está de parabéns não só por prestar homenagem a um grande barcelense que foi assassinado há duzentos anos, como também porque proporcionou aos barcelenses um espectáculo equestre com uma história, abrilhantado com a dança, a música e uma certa magia à mistura.

Sem comentários: